SALA DE EDUCADOR
2013
PARANATINGA-MT
MARÇO/2013
1. Identificação:
Escola: EEEFM Apolônio Bouret de Melo,
situada à Avenida Bandeirantes, nº 2529, centro, Paranatinga – MT
Diretora: Profª. Cleusinete David
Figueiredo Filgueiras
Coordenadoras: Profº. Renato Serrano
da Costa
Profª. Luciana
Vizoni Scafuro
Profª. Cláudia
Barros da Costa
Público alvo: Docentes e Apoio Administrativo Educacional.
Início: 26/02/2013 Término:
17/10/2013
Dias da semana: Terças-Feiras
Quintas-Feiras
Carga Horária total: 80 horas
Mediadores: Coordenação Pedagógica/Docentes/Funcionários
A Sala de Educador tem por
objetivo, proporcionar atualização aos profissionais da escola com as mais
recentes pesquisas sobre as didáticas e metodologias das diversas áreas e
assuntos relacionados à nossa formação. Além de reflexão e troca de
experiências sobre a prática, elaboração de projetos interdisciplinares e a
busca de novos conhecimentos teórico-metodológicos visando intervir no fazer
pedagógico, procurando melhorar o desempenho em nossas atribuições e dos educandos,
em avaliações como Prova Brasil, Olimpíadas de Matemática e Olimpíadas de
Língua Portuguesa, bem como reduzir os índices de repetência, dependência e
evasão escolar, proporcionando melhoria na qualidade de ensino e indicadores do
IDEB e demais avaliações externas.
Por isso torna-se imprescindível que
os professores e funcionários estudem e se atualizem, aprimorando seus
conhecimentos e práticas educativas, dinamizando a interação entre os
professores das áreas de conhecimento e demais funcionários envolvidos no
processo educativo.
O público alvo da Sala do Educador são
os docentes da escola e os funcionários com interesse em participar dos grupos
de estudos semanais, objetivando a troca de experiências e interação no
desenvolvimento pedagógico da escola.
Os encontros serão nas terças e
quintas-feiras, na sala dezoito, das 17h às 19h, organizados em grupos de
estudos de docentes e grupo dos funcionários, com encontro mensal com todos (núcleo
comum) para socialização dos temas estudados, com carga horária total de 80h.
Professora formadora do CEFAPRO participando da Sala do Educador
Professora formadora do CEFAPRO participando da Sala do Educador
2.
Justificativa
Percebendo a necessidade de maior
interação entre os educadores, funcionários, Técnico Administrativo Educacional
e Apoio Administrativo Educacional, buscou-se criar um espaço de estudos
semanais (Sala de Educador), para a realização de leitura, estudos de leis e
normativas discussão sobre metodologias
diversificadas, observando as Orientações Curriculares da Educação Básica de
Mato Grosso. Pretende-se promover o ensino por projetos, estudo e
aplicabilidade dos materiais didáticos, multimídias e laboratórios disponíveis
em nossa unidade escolar, proporcionando momentos de trocas de experiências
entre os educadores e funcionários visando melhoria da qualidade do trabalho
pedagógico de forma a tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas, despertando o
gosto e interesse dos educandos, tornando-os participativos no processo de
ensino-aprendizagem, pois sabemos que o nosso sucesso depende do esforço e
dedicação de todos que estão na escola e esses momentos de reflexão nos proporcionará
uma nova postura frente aos problemas detectados e a encontrar a melhor forma
de elevarmos o nosso desempenho profissional, bem como envolver toda a
comunidade escolar no processo educativo.
3. Objetivos
Temos por
objetivo envolver todos os profissionais e comunidade escolar em nossos
projetos, visando melhorar a qualidade do ensino em nossa escola e os índices
nas avaliações externas, despertando o interesse e envolvimento dos estudantes
nos estudos, mostrando-lhes a importância da educação para a sua vida e para o
trabalho, sendo a educação um meio imprescindível de melhorar sua condição de
vida, dando-lhes maiores perspectivas de sucesso e continuidade dos estudos.
Promover a
integração da escola com a comunidade escolar e local, demonstrando que quando
há a participação de todos os envolvidos no processo alcançamos bons resultados
e faz-se necessário um esforço conjunto para que o sucesso acadêmico e
profissional aconteça. Sendo a escola um espaço coletivo de construção do
conhecimento.
3.2 Objetivos
Específicos
·
Valorizar
o contexto profissional, possibilitando momentos de discussões;
·
Realizar
a socialização das áreas do conhecimento Humanas, Linguagens e Exatas.
·
Conhecer
a realidade local, e trabalhar as interferências na melhoria dos índices de
repetência, dependência, evasão, IDEB, bem como melhorar a disciplina em sala
de aula;
·
Proporcionar
o envolvimento de todos os profissionais nos projetos realizados pela escola;
·
Envolver
a comunidade na realização dos projetos e eventos da escola;
·
Buscar
novos conhecimentos e habilidades para atendermos aos alunos com necessidades
especiais;
·
Promover
palestras com profissionais de outras áreas, com a finalidade de ajudar a
resolver os problemas pertinentes a escola;
·
Desenvolver
oficinas;
·
Focar
a interdisciplinaridade para melhor relação entra as áreas do conhecimento.
4.
Meta
Temos como meta a participação de
todos os profissionais docentes e não docentes da Escola Estadual Apolônio
Bouret de Melo nos grupos de estudos. Almejamos reduzir os índices de
repetência e dependência, sanar as dificuldades de aprendizagem com apoio do
professor de sala de aula e professor articulador; envolver os estudantes na
realização dos projetos e com isso diminuir a infrequência e abandono escolar;
conquistar os pais para que participem mais da vida escolar de seus filhos e
com isso melhorar a disciplina em sala e consequentemente a qualidade do
ensino-aprendizagem. Com a realização dos projetos e ações queremos tornar a
escola mais atrativa e o ensino mais dinâmico e eficaz.
5.
Metodologia
Os estudos serão por meio da exposição
das práticas pedagógicas e de discussões com o grupo, análise de material
didático, leitura e estudo de publicações na área de educação e revistas
especializadas.
Apresentação dos estudos por meio de
seminários, painéis, mesas-redondas, uso das tecnologias, elaboração de
projetos contemplando as diversas áreas de conhecimento; leitura de obras na
área da educação. Relatório e avaliação dos encontros sobre as discussões e
leituras realizadas e aplicabilidade dos estudos visando a excelência da prática
pedagógica. Realização de palestras com profissionais de outras áreas, como
Saúde, Promotoria, Conselho Tutelar, Assistência Social.
Os encontros serão realizados
semanalmente as terças e quintas-feiras, divididos em grupos de estudos dos
docentes e funcionários e um encontro mensal do núcleo comum (docentes e não
docentes).
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