“UM OLHAR SOBRE A REALIDADE”
“Se temos de esperar,
que seja para colher a semente boa
que lançamos hoje no solo da vida.Se for para semear,então que seja para produzirmilhões de sorrisos,de solidariedade e amizade”.Cora Coralina
1 -IDENTIFICAÇÃO:
SOLIDARIEDADE
–UM PROCESSO CONTÍNUO
“UM
OLHAR SOBRE A REALIDADE”
Escola Estadual
Apolônio Bouret de Melo
COORDENADORAS:
Luzia Juvenal
COLABORADORES:
Gisele Fabiana dos Santos
José Aparecido Vieira
Marcelo Fernando de Lima
Alda Maria Ferraz Ferreira
Ana Maria Ferraz Ferreira
CONTATO:
(66) 9905-2687 – Email: lujuvenal@hotmail.com
2 -
OBJETIVOS:
2.1 – OBJETIVO GERAL:
Despertar junto ao público escolar,
alunos, pais, equipe técnica e de apoio, os valores de solidariedade, cidadania
e direitos, como sendo um processo contínuo.
2.2 -OBJETIVOS ESPECÍFICOS;
·
Estimular a valorização do ser humano
através de ações de solidariedade e cidadania;
·
Envolver a comunidade escolar em ações
de valorização e respeito ao próximo;
·
Refletir e analisar sobre o conceito de
solidariedade e cidadania;
·
Arrecadar junto à comunidade escolar
itens como: alimentos, roupas, brinquedos, etc..., a serem distribuídos a
famílias de baixa renda;
·
Desenvolver junto a entidades que
atendam indivíduos e/ou famílias, ações voltadas para a auto-estima, melhoria
da qualidade de vida, convívio social e comunitário;
·
Incentivar a participação social dos
membros escolares, junto à sociedade local.
3-
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA;
Na solidariedade, redescobrimos o
sentido original da palavra respeito, que nada tem a ver com temor e
obediência, mas com atenção integral de alguém. Na solidariedade, percebe-se a
beleza da partilha, da ação em conjunto e a percepção desta beleza em si,
suscita valores essenciais, como o amor, a paz, a liberdade, a evolução e
harmonia.
Quando somos solidários, de certa
forma vamos além da bondade, porque participamos de um movimento social
nascente, que pode incluir duas ou mais pessoas.
Sendo
nosso município oriundo de região de garimpo, população indígena, e de
agropecuária, é comum encontrarmos indivíduos e famílias em situação de
vulnerabilidade social, ou seja, muita em condições de extrema pobreza,
passando, na maioria das vezes, falta de alimentação, vestuários, moradia,
educação, saúde, entre outras. Sendo que estas, conforme preconiza a legislação
brasileira, são direitos de todo e qualquer individuo.
Tendo por base estes preceitos, e a
solidariedade própria do povo brasileiro, é que desenvolvemos tal projeto,
juntamente com nossa comunidade escolar, a fim de ampliar em nossos alunos e em
toda a comunidade, o respeito, a dignidade, a fraternidade, a compreensão e a
bondade, como meio de melhor nos desenvolvermos enquanto seres humanos.
4- JUSTIFICATIVA:
Refletindo sobre o poema de Cora Coralina,
e tendo conhecimento da realidade do nosso município, verificamos a necessidade de
desenvolver junto à comunidade escolar, reflexões e ações acerca da
solidariedade e cidadania, junto a indivíduos e famílias, que por algum motivo,
passam por algum tipo de necessidade.
Deste modo, sendo
a escola um espaço importante de construção da democracia, onde se devem
orientar os alunos a discernirem sobre direitos e deveres, vivenciando os
princípios democráticos. Ou seja, a qualidade na educação é mais do que uma boa
formação moral.
De acordo com os Parâmetros
Curriculares Nacionais(PCN´s) os temas transversais devem ser trabalhados em
todas as disciplinas, constatando a importância de trabalhar a solidariedade. Dessa
forma pretende-se levar os alunos a refletirem sobre o tema, para que tenham
condições de formular conceitos, ao invés de, apenas coletar informações sobre
o tema.
Assim, pensou-se nesse projeto como meio de praticar a solidariedade, levando os alunos, professores, pais e comunidade escolar a se sensibilizar com as condições do próximo. Propusemos nos a aprofundar mais o conhecimento da situação social da nossa região e pensamos em algumas estratégias, tais como: momentos de análise, conhecimento e discussões sobre a questão: Solidariedade e Cidadania; atividades solidárias com doação de itens alimentícios, vestuários, calçados, etc.
Assim, pensou-se nesse projeto como meio de praticar a solidariedade, levando os alunos, professores, pais e comunidade escolar a se sensibilizar com as condições do próximo. Propusemos nos a aprofundar mais o conhecimento da situação social da nossa região e pensamos em algumas estratégias, tais como: momentos de análise, conhecimento e discussões sobre a questão: Solidariedade e Cidadania; atividades solidárias com doação de itens alimentícios, vestuários, calçados, etc.
Ser solidário não significa apenas
doar alguma coisa material, dar uma esmola, ou participar de campanhas. A
solidariedade de forma geral perpassa pelas questões humanas, e ser solidário
pode ser apenas uma atitude de boa vontade para com outras pessoas.
5-
METODOLOGIA:
Este projeto será desenvolvido através de
estudos, análises e debates acerca das questões que envolvem tanto a cidadania
quanto a solidariedade. Concomitante, com ações voluntárias, como doação de
alimentos, roupas, calçados, atividades lúdicas com famílias, indivíduos, ou
instituições públicas de atendimento social/educacional.
As atividades serão desenvolvidas
mensalmente, com início em março e término em novembro, sendo atendidas no
máximo, duas ações por mês.
No primeiro mês, as atividades serão
desenvolvidas junto aos alunos, através de estudos,debates e, levantamento de
quais famílias e /ou instituições serão atendidos nos meses subsequentes.
A
finalização do projeto ocorrerá no mês de novembro, onde é de suma importância realizar
junto aos alunos e a equipe escolar, uma retrospectiva das atividades
realizadas, a fim de elencar os pontos positivos e negativos ocorridos no
percurso do mesmo, bem como, a assimilação por parte dos envolvidos, sobre as
questões referentes à cidadania e a solidariedade.
6- PÚBLICO ALVO:
O presente projeto destina-se a compartilhar,
melhorar e colaborar, mesmo que de forma mínima, com indivíduos e famílias, que se encontra em situação de
necessidade momentânea; e de acordo com a situação, encaminhar o caso aos
órgãos municipais competentes, como Assistência Social, Saúde, Educação, e
outros.
Serão
ainda desenvolvidas ações que permeiam a elevação da auto-estima, melhoria da
qualidade de vida, convívio social e comunitário, junto a entidades e outros
grupos sociais.
7- RECURSOS:
Com
relação aos recursos humanos, caberá este a equipe pedagógica escolar,
eaosalunos do ensino médio, o seu desenvolvimento.
Para
que este projeto possa vir a ser bem desempenhado, serão utilizados materiais
como papel pardo, cartolinas, papel fantasia, sulfites, cola branca, tesoura,
cola quente, caixas de papelão, sacolas plásticas, papel para presentes, fitas
de presentes, fita adesiva, grampeador, máquina fotográfica,entre outros.
Ressaltamos
ainda, que os itens a serem doados, como alimentos, roupas, calçados,
brinquedos, serão arrecadados junto à comunidade escolar, e também com a
sociedade e comércio local, e com outros colaboradores e parceiros.
A doação destes produtos, e o desenvolvimento de
atividades lúdicas junto a instituições e famílias, ocorrerá conforme a demanda
e a necessidade de cada caso.
8-
CRONOGRAMA:
MÊS
|
AÇÃO/ATIVIDADES
DESENVOLVIDAS
|
Março
|
*
Estudos,debates e, levantamento de quais famílias e /ou instituições serão atendidos
nos meses subseqüentes.
|
Abril
|
|
Maio
|
|
Junho
|
|
Julho
|
|
Agosto
|
|
Setembro
|
|
Outubro
|
|
Novembro
|
*Retrospectiva das
atividades realizadas, a fim de elencar os pontos positivos e negativos
ocorridos no percurso do mesmo, bem como, a assimilação por parte dos
envolvidos, sobre as questões referentes à cidadania e a solidariedade.
|
9- AVALIAÇÃO:
Ocorrerá por meio de debates entre os
envolvidos na execução do projeto, bem como, por meio de questionário.
10 - ANEXO:
Professora Luzia Juvenal, Criadora do projeto |
Crianças carentes, recebendo as doações da mão da professora Luzia Juvenal |
Criança Carente Recebendo Brinquedos de Doações |
Crianças Gêmeas do Lar que recebeu uma Sexta Básica. |
Arvore da Solidariedade, Recheada de Doações de Moradores. |
Muito bom,esse projeto me ajudou a nortear meus passos nesse tema .
ResponderExcluirProjeto bem elaborado e que serviu muito para as ações que iremos desenvolver em nossa escola.
ResponderExcluiradorei esse projeto, quero fazer algo parecido no objetivo zona norte SP, recomendo a leitura desse post
ResponderExcluir