Projeto
INCLUSÃO
Paranatinga-MT
2013
Equipe
Diretora:
Cleusinete David Figueredo Filgueiras
Coordenadoras:
Claudia Barros
Renato Serrano da Costa
Luciana Vizone Scafuro
Articuladora:
Vera Lúcia Ribeiro Graciano
Professora:
Julieta Gonçalves dos Reis
Leila Fortini Mateus
Gisele Fabiana
JUSTIFICATIVA
A inclusão impõe uma escola em
que todos os alunos estão inseridos sem quaisquer condições pelas quais possam
ser limitados em seu direito de participar ativamente do processo escolar,
segundo suas capacidades, e sem que nenhuma delas possa ser motivo para uma diferenciação
que os excluirá das suas turmas. A educação inclusiva concebe a escola como um
espaço de todos, no qual os alunos constroem o conhecimento segundo suas
capacidades, expressam suas idéias livremente, participam ativamente das
tarefas de ensino e se desenvolvem como cidadãos, nas suas diferenças.
Infelizmente
muitos jovens adolescentes, são excluídos do meio social em razão das
características físicas que possuem, como cor da pele, cor dos olhos, altura,
peso e formação física,apesar de já nascerem com essas características e portanto,
não podem ser culpados por tê-las.
Pretendemos
desenvolver algumas ações que possam levantar a auto estima dos
alunos,oportunizando-os a experiências positivas dentro de um contexto social e
principalmente mostrá-los que apesar da deficiência podem e devem exercer sua
cidadania, afinal as diferenças enriquecem a vida de todos, pois acrescentam
valores morais e de respeito ao próximo.
OBJETIVO GERAL
Conscientizar os alunos e mostrar a sociedade
que o Portador de Deficiência também pode ter uma vida social normal,
participando da vida em grupo,de maneira ativa e participativa na comunidade.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Levantar a auto-estima dos alunos;
- Oportunizar experiências sociais;
- Conscientizar os alunos de que eles também tem o direito de ir e vir como todos e exercer sua cidadania de maneira igual.
METODOLOGIA
A professora da Sala de Recursos Multifuncional
com o apoio da equipe gestora e outros profissionais irá buscar condições para
que os alunos especiais atendidos na sala de AEE tenham a oportunidade de
freqüentar e socializa-se em outros ambientes recebendo ajuda adequada para que possam
eliminar barreiras que os impedem de ter acesso aquilo que está disponível ao
cidadão comum, garantindo-lhes a participação no processo escolar e na vida
social em geral, segundo suas capacidades.
CRONOGRAMA
AÇÃO
|
LOCAL
|
DATA
|
Passeio no
Clube
|
Denise
Tênis Clube
|
Maio
|
Visita à Câmara
de Vereadores
|
Câmara
Municipal
|
Junho
|
Passeio na
praça de cima
|
Sorveteria
|
Julho
|
Visita na
rádio
|
Rádio
Comunitária
|
Agosto
|
Passeio na
praça central
|
Pizzaria
|
Setembro
|
Visita na
TV
|
SBT
|
Outubro
|
Passeio
Cultural
|
Cinema- Primavera
do leste
|
Novembro
|
Visita na
APAE
|
Escola
APAE
|
Dezembro
|
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