PROJETO
SALA
DE RECURSO
2013
EQUIPE ENVOLVIDA
Diretora: Cleusinete David
Figueredo Filgueiras
Coordenadoras: Cláudia Barros da
Costa/Luciana Vizoni Scafuro/ Renato Serrano da Costa
Articuladora de Aprendizagem: Vera
Lúcia Ribeiro Graciano
JUSTIFICATIVA
Toda
escola deve acolher todas as crianças
independentemente das suas condições físicas, sociais, intelectuais,
emocionais e linguísticas.
“ O desafio que enfrentam as escolas
integradoras é o de desenvolver uma pedagogia centralizadora na criança, capaz de educar meninos e
meninas, inclusive os que possuem deficiências graves”. (Salamanca 1994 p.18)
A
Escola necessita abrir a Sala de Recursos para o atendimento de Natureza
Inclusiva que será conduzido por um profissional habilitado em Pedagogia e com
disponibilidade para capacitação.
A sala de recurso visa complementar o
atendimento realizado em classes comuns e suas ações serão voltadas ao
atendimento digno e inclusivo aos alunos com Necessidades Educacionais
Especiais para efetivar o processo de inclusão dos alunos com necessidades especiais
na escola regular, percebemos a necessidade de um planejamento dinâmico e
qualitativo para atender esses educandos com necessidades especiais.
Para que tenhamos êxito na inclusão e
considerando essas dificuldades especiais de aprendizagem que hora tem inserido
nesta precisamos implantar a Sala de Recursos em nossa escola o mais breve
possível.
Respaldado num
planejamento de inclusão que significa dar aos alunos uma oportunidade de
interagir no meio escolar, proporcionando um atendimento pedagógico
especializado e criar situações envolventes e interessantes com acompanhamento
aos educandos de forma a proporcionar a eles uma inclusão assistida visando
possibilitar maior integração entre os alunos de inclusão e os alunos da sala
regular e docentes.
Este planejamento vem
possibilitar aos educandos um trabalho eficaz com ações pedagógicas bem
definidas, considerando as necessidades de aprendizagem de cada aluno,
auxiliando e orientando, também, os professores da sala regular de ensino.
OBJETIVO GERAL
Proporcionar
condições para que a Unidade Escolar possa cumprir com a sua função, procurando
resgatar a cidadania e a autoestima dos alunos com Necessidades Educacionais
Especiais inserindo-os ao convívio escolar e combater a discriminação e isolamento
destes.
Proporcionando atendimento pedagógico especializado,
possibilitando o ensino/aprendizagem através do lúdico e criando situações
envolventes e interessantes no processo educativo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Mediar
o processo de apropriação de conhecimento de 05 (cinco) educandos com
necessidades educacionais especiais;
·
Trabalhar
as necessidades especiais;
·
Fornecer
materiais didáticos especializados e adaptados;
·
Proporcionar
o envolvimento da família no trabalho de inclusão e de resgate da cidadania:
·
Fornecer
subsídios pedagógicos e oportunizar o intercâmbio entre os profissionais do
ensino regular para que estes dêem sequências as atividades e ações deste
projeto.
·
Oportunizar
a participação dos educandos em todas as atividades.
METODOLOGIA
A
sala de recursos funcionará no período matutino, uma vez que os alunos com
necessidades especiais são matriculados no ensino regular no período
vespertino, em uma sala específica oferecendo atendimento personalizado aos
alunos com necessidades especiais, sendo que os mesmos deverão estar
matriculados no ensino regular e, seu atendimento será programado em horário
oposto ao do ensino regular de acordo com as possibilidades dos educandos.
Os
educandos que apresentam necessidades especiais serão atendidos na sala de
recurso por uma professora habilitada em pedagogia, com especialização em
Psicopedagogia, com experiência em docência, com carga horária de 20 horas
semanais.
O
método e estratégia utilizados na sala de recurso serão diferenciados ao da sala
de aula, possibilitando novas oportunidades ao aluno de lançar mão de outros
sentidos e experiências para elaborar o saber escolar de uma forma lúdica.
RECURSOS MATERIAIS
·
TV,
videocassete e DVD;
·
Computadores
·
Brinquedos
pedagógicos
·
Fitas
VHS e CDs;
·
Aparelho
de som;
·
Material
esportivo;
·
Quadro
de construção lógica;
·
Giz
de cera;
·
Papel
ofício A 4;
·
Papel
cartão;
·
Cartolina;
·
Papel
pardo:
·
Cola
branca;
·
Cola
colorida;
·
Tesoura;
·
Lápis:
·
Borracha;
·
Caderno
de brochura:
·
Livros
infantis
DAS ATRIBUIÇÕES DA PROFESSORA
DA SALA DE RECURSOS
Elabora
e exerce as atividades conforme as modalidades existentes organizando:
·
Planejamento
pedagógico;
·
Trabalho
de orientação familiar;
·
Trabalho
de orientação ao ensino regular;
·
Esclarecer
junto à equipe administrativa, especialista e docente, quanto ao trabalho
técnico e estrutura da sala de aula;
·
Observar
e organizar suas atividades conforme calendário escolar da unidade de ensino;
·
Catalogar
materiais audiovisuais catalogando-os e
colocando à disposição das salas de ensino regular;
·
Realizar
relatório semestral do desempenho dos alunos;
·
Utilizar-se
dos recursos existentes na escola, tais como: biblioteca, quadra de esportes,
cozinha e também os recursos da comunidade para realizar atividades previstas
no planejamento;
·
Incentivar
a participação do aluno com necessidades educacionais especiais nas atividades
extra-classes desenvolvidas pela escola.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita
através de reuniões periódicas entre a equipe envolvida e será para a retomada
de atitudes e ações, troca de experiências e para a busca de novas alternativas
de capacitação e atividades metodológicas.
Se necessário, será solicitada a visita da equipe de Educação Especial da SEDUC
para orientação e avaliação.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRAFICAS
NEGRINI,
A. – Aprendizagem e desenvolvimento infantil. Simbolismo e jogo. (1) Porto
Alegre, Prodil, 1994.
Brasil,
Secretaria de Educação Fundamental – Parâmetros Curriculares Nacionais:
Adaptações
Curriculares / Secretaria de Educação Fundamental. Secretaria de Estado de
Educação Especial – Brasília: MEC / SEF
/ SEESP, 1999.
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