ESTADO DE MATO
GROSSO
SECRETARIA DE
ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL APOLÔNIO BOURET DE MELO
Projeto
DOCE LEITURA
Paranatinga-MT
2012
Escola Estadual Apolônio Bouret de Melo
Equipe/Projeto
Diretora: Cleusinete David Figueredo Filgueiras
Coordenadoras: Renato
serrano da Costa
Claudia Barros da Costa
Luciana Vizoni Scafuro
Articuladora: Vera Lucia Ribeiro Graciano
Funcionárias da biblioteca: Celmice Pereira da Silva
Marizete Machado de Menezes
Professoras: Julieta
Gonçalves dos Reis
Leila Fortini Mateus
JUSTIFICATIVA
O
conhecimento pode ser encontrado através da leitura e esta, por sua vez,
possibilita formar uma sociedade consciente de seus direitos e de seus deveres;
possibilita que estes tenham uma visão melhor de mundo e de si mesmos. Deste
modo, pensar, conhecer, saber, intuir e ousar são as mais recentes palavras que
devem dominar o vocabulário dos indivíduos que compõem a sociedade. Como obter
um senso crítico senão mediante a leitura. O leitor usa, simultaneamente, seu
conhecimento de mundo e seu conhecimento de texto para construir uma
interpretação sobre o que se lê.
[...] Quando alguém lê algo, aplica
determinado esquema
alterando-o ou confirmando-o, mas
principalmente entendendo mensagens diferentes de seus
esquemas cognitivos, ou seja, as
capacidades já internalizadas e o conhecimento de mundo de
cada um são diferentes. (KRIEGL,
2002)
Devido a grande
procura dos alunos por novas opções de leitura na biblioteca Ilto Dionézio da Escola
Estadual Apolônio Bouret de Melo e um levantamento realizado dos livros
emprestados e não devolvidos,
detectou-se que havia necessidade de desenvolver um projeto para
resgatar os livros não devolvidos e
adquirir novos livros, ampliando o acervo bibliográfico e bem como a conservação dos mesmos.
A intenção é obter um acervo diversificado e atualizado com mais
volumes fazendo um intercâmbio entre a escola e a comunidade através da biblioteca
promovendo assim a leitura e a pesquisa
pelos livros.
Então na perspectiva
de atender mais e melhor a comunidade
escolar e demais é que decidimos criar o
Projeto “DOCE LEITURA” criando o hábito
da leitura e incentivando leitores.
OBJETIVO GERAL
objetivo geral consiste em aumentar o acervo
bibliográfico da biblioteca da escola
incentivando à leitura através da aquisição de novos livros e mobilizar
a comunidade escolar para a devolução e conservação dos livros lidos,
reconhecendo a biblioteca como instrumento efetivo de prática social, educativa
e cultural.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü Adquirir
novos livros para a biblioteca;
ü Mostrar
à comunidade escolar as possibilidades de serviços da biblioteca no estímulo ao
desenvolvimento da pesquisa e do gosto pela leitura;
ü Incentivar
à leitura;
ü Mobilizar
a comunidade sobre a existência da biblioteca e a participação com doações;
ü Conscientizar
alunos e toda a comunidade escolar da importância da devolução e conservação dos
livros lidos;
ü Envolver
a comunidade escolar no compromisso com
o crescimento e conservação do acervo da biblioteca;
ü Conscientizar
alunos, funcionários e comunidade do seu papel na conservação e na utilização
da biblioteca escolar;
ü Sensibilizar
a sociedade local no que se refere às potencialidades sociais, educativas e
culturais no uso da biblioteca escolar.
PÚBLICO
ALVO
·
Alunos
e funcionários da Escola;
·
Toda
a comunidade local.
Alunos em momento de pesquisa na biblioteca escolar
Alunos em momento de pesquisa na biblioteca escolar
DESENVOLVIMENTO
O Projeto “DOCE LEITURA” terá duração de 9(nove) meses com início no mês de
Abril e encerramento no mês de Dezembro(final do ano letivo) e o compromisso de
toda a comunidade escolar na realização do projeto resultará na formação do
cidadão leitor.
A escola deve ser transformada num espaço de
oportunidades e credibilidades da capacidade humana. Uma escola sem livros, sem
biblioteca é uma escola sem imaginação, sem criatividade, sem sonhos; boas
bibliotecas, bons resultados.
Várias
estratégias serão desenvolvidas para alcançar o objetivo, todos na escola devem
estar envolvidos no processo que trás as seguintes ações:
Campanha de mobilização e conscientização da
preservação dos livros da biblioteca;
Doações de livros;
Devolução de livros que foram emprestados;
Conscientização da conservação do acervo bibliográfico, pois é
de uso coletivo;
Hora da Leitura na escola;
Encerramento do Projeto com o dia “D” da leitura
na escola.
CRONOGRAMA
DIVULGAÇÃO DO PROJETO NA ESCOLA
|
ABRIL
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DIVULGAÇÃO NA RÁDIO COMUNITÁRIA
|
ABRIL
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DIVULGAÇÃO NO BLOG DA ESCOLA
|
ABRIL
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DIVULGAÇÃO EM JORNAL IMPRESSO
|
ABRIL
|
DIVULGAÇÃO EM PANFLETO
|
ABRIL
|
DIVULGAÇÃO EM FAIXA NA RUA
|
ABRIL
|
ARRECADAÇÃO DE LIVROS
|
ABRIL A
DEZEMBRO
|
HORA DA LEITURA NA ESCOLA
|
MAIO A DEZEMBRO
|
DIA “D” DA
LEITURA/ENCERRAMENTO
|
DEZEMBRO
|
RECURSOS
Panfletos
de divulgação;
Pirulitos;
Ráfia
para faixas;
Bisnagas
de tinta;
Cartolinas;
Caderno;
Livro
ATA;
Papel
pardo (amarelo);
Filmadora;
Máquina
fotográfica.
Alunos em momento de pesquisa na biblioteca escolar
Alunos em momento de pesquisa na biblioteca escolar
AVALIAÇÃO
Durante o desenvolvimento do Projeto “DOCE LEITURA” da biblioteca escolar
espera-se uma mudança em relação a conservação
dos livros,para que sejam visto como um
patrimônio da escola que deve ser preservado e atualizado contribuindo para o fazer pedagógico e construção do conhecimento dos alunos e comunidade local. Para isso observaremos a participação da comunidade
escolar no desenvolvimento do Projeto e na
arrecadação dos livros.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PIAGET,Jean. A Psicologia
da Inteligência. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1958.
FREIRE, Paulo. A pedagogia
do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
Educação · Nova Escola. Revista Nova
Escola Especial: Ler na escola.
Edição 234. Fundação Victor Civita, Agosto, 2010.
Educação· Nova Escola. Revista Nova
Escola Especial: Como Trabalhar com
Projetos - Edição 241. Fundação Victor Civita, Abril, 2011.
Acervo da biblioteca escolar
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