29 de mai. de 2013



SALA DE EDUCADOR
2013
PARANATINGA-MT
MARÇO/2013

1. Identificação:

Escola: EEEFM Apolônio Bouret de Melo, situada à Avenida Bandeirantes, nº 2529, centro, Paranatinga – MT
Diretora: Profª. Cleusinete David Figueiredo Filgueiras
Coordenadoras: Profº. Renato Serrano da Costa
                           Profª. Luciana Vizoni Scafuro
                           Profª. Cláudia Barros da Costa

                                                                                            
Público alvo: Docentes e Apoio Administrativo Educacional.
Início:             26/02/2013               Término: 17/10/2013
Dias da semana:      Terças-Feiras
                                    Quintas-Feiras
Carga Horária total: 80 horas
Mediadores: Coordenação Pedagógica/Docentes/Funcionários


A Sala de Educador tem por objetivo, proporcionar atualização aos profissionais da escola com as mais recentes pesquisas sobre as didáticas e metodologias das diversas áreas e assuntos relacionados à nossa formação. Além de reflexão e troca de experiências sobre a prática, elaboração de projetos interdisciplinares e a busca de novos conhecimentos teórico-metodológicos visando intervir no fazer pedagógico, procurando melhorar o desempenho em nossas atribuições e dos educandos, em avaliações como Prova Brasil, Olimpíadas de Matemática e Olimpíadas de Língua Portuguesa, bem como reduzir os índices de repetência, dependência e evasão escolar, proporcionando melhoria na qualidade de ensino e indicadores do IDEB e demais avaliações externas.
Por isso torna-se imprescindível que os professores e funcionários estudem e se atualizem, aprimorando seus conhecimentos e práticas educativas, dinamizando a interação entre os professores das áreas de conhecimento e demais funcionários envolvidos no processo educativo.
O público alvo da Sala do Educador são os docentes da escola e os funcionários com interesse em participar dos grupos de estudos semanais, objetivando a troca de experiências e interação no desenvolvimento pedagógico da escola.
Os encontros serão nas terças e quintas-feiras, na sala dezoito, das 17h às 19h, organizados em grupos de estudos de docentes e grupo dos funcionários, com encontro mensal com todos (núcleo comum) para socialização dos temas estudados, com carga horária total de 80h.

   Professora formadora do CEFAPRO participando da Sala do Educador
Professora formadora do CEFAPRO participando da Sala do Educador
2.  Justificativa
Percebendo a necessidade de maior interação entre os educadores, funcionários, Técnico Administrativo Educacional e Apoio Administrativo Educacional, buscou-se criar um espaço de estudos semanais (Sala de Educador), para a realização de leitura, estudos de leis e normativas discussão sobre metodologias diversificadas, observando as Orientações Curriculares da Educação Básica de Mato Grosso. Pretende-se promover o ensino por projetos, estudo e aplicabilidade dos materiais didáticos, multimídias e laboratórios disponíveis em nossa unidade escolar, proporcionando momentos de trocas de experiências entre os educadores e funcionários visando melhoria da qualidade do trabalho pedagógico de forma a tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas, despertando o gosto e interesse dos educandos, tornando-os participativos no processo de ensino-aprendizagem, pois sabemos que o nosso sucesso depende do esforço e dedicação de todos que estão na escola e esses momentos de reflexão nos proporcionará uma nova postura frente aos problemas detectados e a encontrar a melhor forma de elevarmos o nosso desempenho profissional, bem como envolver toda a comunidade escolar no processo educativo.
3. Objetivos

Temos por objetivo envolver todos os profissionais e comunidade escolar em nossos projetos, visando melhorar a qualidade do ensino em nossa escola e os índices nas avaliações externas, despertando o interesse e envolvimento dos estudantes nos estudos, mostrando-lhes a importância da educação para a sua vida e para o trabalho, sendo a educação um meio imprescindível de melhorar sua condição de vida, dando-lhes maiores perspectivas de sucesso e continuidade dos estudos.
Promover a integração da escola com a comunidade escolar e local, demonstrando que quando há a participação de todos os envolvidos no processo alcançamos bons resultados e faz-se necessário um esforço conjunto para que o sucesso acadêmico e profissional aconteça. Sendo a escola um espaço coletivo de construção do conhecimento.
  Professora formadora do CEFAPRO participando da Sala do Educador


 3.2 Objetivos Específicos
·         Valorizar o contexto profissional, possibilitando momentos de discussões;
·         Realizar a socialização das áreas do conhecimento Humanas, Linguagens e Exatas.
·         Conhecer a realidade local, e trabalhar as interferências na melhoria dos índices de repetência, dependência, evasão, IDEB, bem como melhorar a disciplina em sala de aula;
·         Proporcionar o envolvimento de todos os profissionais nos projetos realizados pela escola;
·         Envolver a comunidade na realização dos projetos e eventos da escola;
·         Buscar novos conhecimentos e habilidades para atendermos aos alunos com necessidades especiais;
·         Promover palestras com profissionais de outras áreas, com a finalidade de ajudar a resolver os problemas pertinentes a escola;
·         Desenvolver oficinas;
·         Focar a interdisciplinaridade para melhor relação entra as áreas do conhecimento.
             
4. Meta

Temos como meta a participação de todos os profissionais docentes e não docentes da Escola Estadual Apolônio Bouret de Melo nos grupos de estudos. Almejamos reduzir os índices de repetência e dependência, sanar as dificuldades de aprendizagem com apoio do professor de sala de aula e professor articulador; envolver os estudantes na realização dos projetos e com isso diminuir a infrequência e abandono escolar; conquistar os pais para que participem mais da vida escolar de seus filhos e com isso melhorar a disciplina em sala e consequentemente a qualidade do ensino-aprendizagem. Com a realização dos projetos e ações queremos tornar a escola mais atrativa e o ensino mais dinâmico e eficaz.

5. Metodologia

Os estudos serão por meio da exposição das práticas pedagógicas e de discussões com o grupo, análise de material didático, leitura e estudo de publicações na área de educação e revistas especializadas.
Apresentação dos estudos por meio de seminários, painéis, mesas-redondas, uso das tecnologias, elaboração de projetos contemplando as diversas áreas de conhecimento; leitura de obras na área da educação. Relatório e avaliação dos encontros sobre as discussões e leituras realizadas e aplicabilidade dos estudos visando a excelência da prática pedagógica. Realização de palestras com profissionais de outras áreas, como Saúde, Promotoria, Conselho Tutelar, Assistência Social.
Os encontros serão realizados semanalmente as terças e quintas-feiras, divididos em grupos de estudos dos docentes e funcionários e um encontro mensal do núcleo comum (docentes e não docentes).

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