29 de mai. de 2013



Projeto

INCLUSÃO
Paranatinga-MT
2013
Equipe
Diretora: Cleusinete David Figueredo Filgueiras
Coordenadoras: Claudia Barros
                              Renato Serrano da Costa
                              Luciana Vizone Scafuro
Articuladora: Vera Lúcia Ribeiro Graciano
Professora: Julieta Gonçalves dos Reis
                     Leila Fortini Mateus
                     Gisele Fabiana



 JUSTIFICATIVA


A inclusão está ligada a todas as pessoas que não têm as mesmas oportunidades dentro da sociedade,os excluídos socialmente como os cadeirantes, deficientes visuais, auditivos e mentais.
A inclusão impõe uma escola em que todos os alunos estão inseridos sem quaisquer condições pelas quais possam ser limitados em seu direito de participar ativamente do processo escolar, segundo suas capacidades, e sem que nenhuma delas possa ser motivo para uma diferenciação que os excluirá das suas turmas. A educação inclusiva concebe a escola como um espaço de todos, no qual os alunos constroem o conhecimento segundo suas capacidades, expressam suas idéias livremente, participam ativamente das tarefas de ensino e se desenvolvem como cidadãos, nas suas diferenças.
            Infelizmente muitos jovens adolescentes, são excluídos do meio social em razão das características físicas que possuem, como cor da pele, cor dos olhos, altura, peso e formação física,apesar de já nascerem com essas características e portanto, não  podem ser culpados por tê-las.
            Pretendemos desenvolver algumas ações que possam levantar a auto estima dos alunos,oportunizando-os a experiências positivas dentro de um contexto social e principalmente mostrá-los que apesar da deficiência podem e devem exercer sua cidadania, afinal as diferenças enriquecem a vida de todos, pois acrescentam valores morais e de respeito ao próximo.
                       
OBJETIVO GERAL

         Conscientizar os alunos e mostrar a sociedade que o Portador de Deficiência também pode ter uma vida social normal, participando da vida em grupo,de maneira ativa e participativa na comunidade.


 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Levantar a auto-estima dos alunos;
  • Oportunizar experiências sociais;
  • Conscientizar os alunos de que eles também tem o direito de ir e vir como todos e exercer sua cidadania de maneira igual.

METODOLOGIA
A professora da Sala de Recursos Multifuncional com o apoio da equipe gestora e outros profissionais irá buscar condições para que os alunos especiais atendidos na sala de AEE tenham a oportunidade de freqüentar e socializa-se em outros ambientes  recebendo ajuda adequada para que possam eliminar barreiras que os impedem de ter acesso aquilo que está disponível ao cidadão comum, garantindo-lhes a participação no processo escolar e na vida social em geral, segundo suas capacidades.

CRONOGRAMA
AÇÃO
LOCAL
DATA
Passeio no Clube
Denise Tênis Clube
Maio
Visita à Câmara de Vereadores
Câmara Municipal
Junho
Passeio na praça de cima
Sorveteria
Julho
Visita na rádio
Rádio Comunitária
Agosto
Passeio na praça central
Pizzaria
Setembro
Visita na TV
SBT
Outubro
Passeio Cultural
Cinema- Primavera do leste
Novembro
Visita na APAE
Escola APAE
Dezembro

Nenhum comentário:

Postar um comentário