29 de mai. de 2013

Projeto Doce Leitura








ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL APOLÔNIO BOURET DE MELO


Projeto
DOCE LEITURA
Paranatinga-MT
2012
Escola Estadual Apolônio Bouret de Melo
Equipe/Projeto
Diretora: Cleusinete David Figueredo Filgueiras
Coordenadoras:  Renato serrano da Costa
                              Claudia Barros da Costa
                              Luciana Vizoni Scafuro
Articuladora: Vera Lucia Ribeiro Graciano
Funcionárias da biblioteca: Celmice Pereira da Silva
                                                 Marizete Machado de Menezes
Professoras:  Julieta Gonçalves dos Reis
                       Leila Fortini Mateus

JUSTIFICATIVA 
O conhecimento pode ser encontrado através da leitura e esta, por sua vez, possibilita formar uma sociedade consciente de seus direitos e de seus deveres; possibilita que estes tenham uma visão melhor de mundo e de si mesmos. Deste modo, pensar, conhecer, saber, intuir e ousar são as mais recentes palavras que devem dominar o vocabulário dos indivíduos que compõem a sociedade. Como obter um senso crítico senão mediante a leitura. O leitor usa, simultaneamente, seu conhecimento de mundo e seu conhecimento de texto para construir uma interpretação sobre o que se lê.
[...] Quando alguém lê algo, aplica determinado esquema
alterando-o ou confirmando-o, mas principalmente entendendo mensagens diferentes de seus
esquemas cognitivos, ou seja, as capacidades já internalizadas e o conhecimento de mundo de
cada um são diferentes. (KRIEGL, 2002)
Devido a grande procura dos alunos por novas opções de leitura na biblioteca Ilto Dionézio da Escola Estadual Apolônio Bouret de Melo e um levantamento realizado dos livros emprestados e não devolvidos,  detectou-se que havia necessidade de desenvolver um projeto para resgatar  os livros não devolvidos e adquirir novos livros, ampliando o acervo bibliográfico  e bem como a conservação dos mesmos.
 A intenção é obter um  acervo diversificado e atualizado com mais volumes fazendo um intercâmbio entre a escola e a comunidade através da biblioteca promovendo assim a leitura e  a pesquisa pelos livros.  
Então na perspectiva de atender mais e melhor  a comunidade escolar e demais  é que decidimos criar o Projeto “DOCE LEITURA”  criando o hábito da leitura e incentivando leitores.

                                                  Alunos em momento de pesquisa na biblioteca escolar
 
OBJETIVO GERAL
 objetivo geral consiste em aumentar o acervo bibliográfico da biblioteca da escola  incentivando à leitura através da aquisição de novos livros e mobilizar a comunidade escolar para a devolução e conservação dos livros lidos, reconhecendo a biblioteca como instrumento efetivo de prática social, educativa e cultural.
OBJETIVOS  ESPECÍFICOS

ü  Adquirir novos livros para a biblioteca;
ü  Mostrar à comunidade escolar as possibilidades de serviços da biblioteca no estímulo ao desenvolvimento da pesquisa e do gosto pela leitura;
ü  Incentivar à leitura;
ü  Mobilizar a comunidade sobre a existência da biblioteca e a participação com doações;
ü  Conscientizar alunos e toda a comunidade escolar da importância da devolução e conservação dos livros lidos;
ü  Envolver  a comunidade escolar no compromisso com o crescimento e conservação do acervo da biblioteca;
ü  Conscientizar alunos, funcionários e comunidade do seu papel na conservação e na utilização da biblioteca escolar; 
ü  Sensibilizar a sociedade local no que se refere às potencialidades sociais, educativas e culturais no uso da biblioteca escolar.
 PÚBLICO ALVO

·        Alunos e funcionários da Escola;
·        Toda a comunidade local.
  Alunos em momento de pesquisa na biblioteca escolar
Alunos em momento de pesquisa na biblioteca escolar
DESENVOLVIMENTO
                O Projeto “DOCE LEITURA” terá  duração de 9(nove) meses com início no mês de Abril e encerramento no mês de Dezembro(final do ano letivo) e o compromisso de toda a comunidade escolar na realização do projeto resultará na formação do cidadão leitor.
 A escola deve ser transformada num espaço de oportunidades e credibilidades da capacidade humana. Uma escola sem livros, sem biblioteca é uma escola sem imaginação, sem criatividade, sem sonhos; boas bibliotecas, bons resultados.
Várias estratégias serão desenvolvidas para alcançar o objetivo, todos na escola devem estar envolvidos no processo que trás as seguintes ações:
*      Campanha de mobilização e conscientização da preservação dos livros da biblioteca;
*      Doações de livros;
*      Devolução de livros que foram emprestados;
*      Conscientização da conservação  do acervo bibliográfico, pois é de uso coletivo;
*      Hora da Leitura na escola;
*      Encerramento do Projeto com o dia “D” da leitura na escola.

CRONOGRAMA
DIVULGAÇÃO DO PROJETO NA ESCOLA
ABRIL
DIVULGAÇÃO NA RÁDIO COMUNITÁRIA
ABRIL
DIVULGAÇÃO NO BLOG DA ESCOLA
ABRIL
DIVULGAÇÃO EM JORNAL IMPRESSO
ABRIL
DIVULGAÇÃO EM PANFLETO
ABRIL
DIVULGAÇÃO EM FAIXA NA RUA
ABRIL
ARRECADAÇÃO DE LIVROS
ABRIL  A DEZEMBRO
HORA DA LEITURA NA ESCOLA
MAIO A DEZEMBRO
DIA  “D” DA LEITURA/ENCERRAMENTO
DEZEMBRO

RECURSOS
*      Panfletos de divulgação;
*      Pirulitos;
*      Ráfia para faixas;
*      Bisnagas de tinta;
*      Cartolinas;
*      Caderno;
*      Livro ATA;
*      Papel pardo (amarelo);
*      Filmadora;
*      Máquina fotográfica.
  Alunos em momento de pesquisa na biblioteca escolar
Alunos em momento de pesquisa na biblioteca escolar
AVALIAÇÃO
Durante o desenvolvimento do Projeto “DOCE LEITURA” da biblioteca escolar espera-se uma mudança em relação a conservação dos livros,para que sejam visto como um patrimônio da escola que deve ser preservado e atualizado contribuindo para o fazer pedagógico e construção do  conhecimento dos alunos e comunidade local. Para isso observaremos a participação da comunidade escolar no desenvolvimento do Projeto e  na arrecadação dos livros.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PIAGET,Jean. A Psicologia da Inteligência. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1958.
FREIRE, Paulo. A pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
Educação · Nova Escola. Revista Nova Escola Especial: Ler na escola.  Edição 234. Fundação Victor Civita, Agosto, 2010.
Educação· Nova Escola. Revista Nova Escola Especial: Como Trabalhar com Projetos - Edição 241. Fundação Victor Civita, Abril, 2011.
 Acervo da biblioteca escolar




Nenhum comentário:

Postar um comentário