15 de mai. de 2013

Projeto Solidariedade


PROJETO SOLIDARIEDADE –UM PROCESSO CONTÍNUO
“UM OLHAR SOBRE A REALIDADE”

“Se temos de esperar,

que seja para colher a semente boa

que lançamos hoje no solo da vida.
Se for para semear,
então que seja para produzir
milhões de sorrisos,
de solidariedade e amizade”.
Cora Coralina
      1 -IDENTIFICAÇÃO:
SOLIDARIEDADE –UM PROCESSO CONTÍNUO
“UM OLHAR SOBRE A REALIDADE”

Escola Estadual Apolônio Bouret de Melo
COORDENADORAS:
Luzia Juvenal
    
COLABORADORES:
Gisele Fabiana dos Santos
José Aparecido Vieira
       Marcelo Fernando de Lima
       Alda Maria Ferraz Ferreira
Ana Maria Ferraz Ferreira

     CONTATO:
(66) 9905-2687 – Email: lujuvenal@hotmail.com



      2    - OBJETIVOS:
      2.1  – OBJETIVO GERAL:
Despertar junto ao público escolar, alunos, pais, equipe técnica e de apoio, os valores de solidariedade, cidadania e direitos, como sendo um processo contínuo.
      2.2  -OBJETIVOS ESPECÍFICOS;
·        Estimular a valorização do ser humano através de ações de solidariedade e cidadania;
·        Envolver a comunidade escolar em ações de valorização e respeito ao próximo;
·        Refletir e analisar sobre o conceito de solidariedade e cidadania;
·        Arrecadar junto à comunidade escolar itens como: alimentos, roupas, brinquedos, etc..., a serem distribuídos a famílias de baixa renda;
·        Desenvolver junto a entidades que atendam indivíduos e/ou famílias, ações voltadas para a auto-estima, melhoria da qualidade de vida, convívio social e comunitário;
·        Incentivar a participação social dos membros escolares, junto à sociedade local.

3- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA;
Na solidariedade, redescobrimos o sentido original da palavra respeito, que nada tem a ver com temor e obediência, mas com atenção integral de alguém. Na solidariedade, percebe-se a beleza da partilha, da ação em conjunto e a percepção desta beleza em si, suscita valores essenciais, como o amor, a paz, a liberdade, a evolução e harmonia.
Quando somos solidários, de certa forma vamos além da bondade, porque participamos de um movimento social nascente, que pode incluir duas ou mais pessoas.
   Sendo nosso município oriundo de região de garimpo, população indígena, e de agropecuária, é comum encontrarmos indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social, ou seja, muita em condições de extrema pobreza, passando, na maioria das vezes, falta de alimentação, vestuários, moradia, educação, saúde, entre outras. Sendo que estas, conforme preconiza a legislação brasileira, são direitos de todo e qualquer individuo.
        Tendo por base estes preceitos, e a solidariedade própria do povo brasileiro, é que desenvolvemos tal projeto, juntamente com nossa comunidade escolar, a fim de ampliar em nossos alunos e em toda a comunidade, o respeito, a dignidade, a fraternidade, a compreensão e a bondade, como meio de melhor nos desenvolvermos enquanto seres humanos.


4- JUSTIFICATIVA:
           Refletindo sobre o poema de Cora Coralina, e tendo conhecimento da realidade do nosso município, verificamos a necessidade de desenvolver junto à comunidade escolar, reflexões e ações acerca da solidariedade e cidadania, junto a indivíduos e famílias, que por algum motivo, passam por algum tipo de necessidade.
     Deste modo, sendo a escola um espaço importante de construção da democracia, onde se devem orientar os alunos a discernirem sobre direitos e deveres, vivenciando os princípios democráticos. Ou seja, a qualidade na educação é mais do que uma boa formação moral.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais(PCN´s) os temas transversais devem ser trabalhados em todas as disciplinas, constatando a importância de trabalhar a solidariedade. Dessa forma pretende-se levar os alunos a refletirem sobre o tema, para que tenham condições de formular conceitos, ao invés de, apenas coletar informações sobre o tema.
Assim, pensou-se nesse projeto como meio de praticar a solidariedade, levando os alunos, professores, pais e comunidade escolar a se sensibilizar com as condições do próximo. Propusemos nos a aprofundar mais o conhecimento da situação social da nossa região e pensamos em algumas estratégias, tais como: momentos de análise, conhecimento e discussões sobre a questão: Solidariedade e Cidadania; atividades solidárias com doação de itens alimentícios, vestuários, calçados, etc.
Ser solidário não significa apenas doar alguma coisa material, dar uma esmola, ou participar de campanhas. A solidariedade de forma geral perpassa pelas questões humanas, e ser solidário pode ser apenas uma atitude de boa vontade para com outras pessoas.
           
5- METODOLOGIA:
            Este projeto será desenvolvido através de estudos, análises e debates acerca das questões que envolvem tanto a cidadania quanto a solidariedade. Concomitante, com ações voluntárias, como doação de alimentos, roupas, calçados, atividades lúdicas com famílias, indivíduos, ou instituições públicas de atendimento social/educacional.
            As atividades serão desenvolvidas mensalmente, com início em março e término em novembro, sendo atendidas no máximo, duas ações por mês.
           No primeiro mês, as atividades serão desenvolvidas junto aos alunos, através de estudos,debates e, levantamento de quais famílias e /ou instituições serão atendidos nos meses subsequentes.
      A finalização do projeto ocorrerá no mês de novembro, onde é de suma importância realizar junto aos alunos e a equipe escolar, uma retrospectiva das atividades realizadas, a fim de elencar os pontos positivos e negativos ocorridos no percurso do mesmo, bem como, a assimilação por parte dos envolvidos, sobre as questões referentes à cidadania e a solidariedade. 




6- PÚBLICO ALVO:
O presente projeto destina-se a compartilhar, melhorar e colaborar, mesmo que de forma mínimacom indivíduos e famílias, que se encontra em situação de necessidade momentânea; e de acordo com a situação, encaminhar o caso aos órgãos municipais competentes, como Assistência Social, Saúde, Educação, e outros.
Serão ainda desenvolvidas ações que permeiam a elevação da auto-estima, melhoria da qualidade de vida, convívio social e comunitário, junto a entidades e outros grupos sociais.

    7- RECURSOS:
Com relação aos recursos humanos, caberá este a equipe pedagógica escolar, eaosalunos do ensino médio, o seu desenvolvimento.
Para que este projeto possa vir a ser bem desempenhado, serão utilizados materiais como papel pardo, cartolinas, papel fantasia, sulfites, cola branca, tesoura, cola quente, caixas de papelão, sacolas plásticas, papel para presentes, fitas de presentes, fita adesiva, grampeador, máquina fotográfica,entre outros.
Ressaltamos ainda, que os itens a serem doados, como alimentos, roupas, calçados, brinquedos, serão arrecadados junto à comunidade escolar, e também com a sociedade e comércio local, e com outros colaboradores e parceiros.
            A doação destes produtos, e o desenvolvimento de atividades lúdicas junto a instituições e famílias, ocorrerá conforme a demanda e a necessidade de cada caso.


8- CRONOGRAMA:
MÊS
AÇÃO/ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Março
* Estudos,debates e, levantamento de quais famílias e /ou instituições serão atendidos nos meses subseqüentes.
Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro
*Retrospectiva das atividades realizadas, a fim de elencar os pontos positivos e negativos ocorridos no percurso do mesmo, bem como, a assimilação por parte dos envolvidos, sobre as questões referentes à cidadania e a solidariedade.

9- AVALIAÇÃO:
      Ocorrerá por meio de debates entre os envolvidos na execução do projeto, bem como, por meio de questionário.

10 - ANEXO:

 
Professora Luzia Juvenal, Criadora do projeto 
Crianças carentes, recebendo as doações da mão da professora Luzia Juvenal

Criança Carente Recebendo Brinquedos de Doações

Crianças Gêmeas do Lar que recebeu uma Sexta Básica.




Arvore da Solidariedade, Recheada de Doações de Moradores.




3 comentários:

  1. Muito bom,esse projeto me ajudou a nortear meus passos nesse tema .

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  2. Projeto bem elaborado e que serviu muito para as ações que iremos desenvolver em nossa escola.

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  3. adorei esse projeto, quero fazer algo parecido no objetivo zona norte SP, recomendo a leitura desse post

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