29 de mai. de 2013





PROJETO
SALA DE RECURSO
2013



EQUIPE ENVOLVIDA

Diretora: Cleusinete David Figueredo Filgueiras
Coordenadoras: Cláudia Barros da Costa/Luciana Vizoni Scafuro/ Renato Serrano da Costa
Articuladora de Aprendizagem: Vera Lúcia Ribeiro Graciano

JUSTIFICATIVA

            Toda escola deve acolher todas as crianças  independentemente das suas condições físicas, sociais, intelectuais, emocionais e linguísticas.
“ O desafio que enfrentam as escolas integradoras é o de desenvolver uma pedagogia centralizadora  na criança, capaz de educar meninos e meninas, inclusive os que possuem deficiências graves”. (Salamanca 1994 p.18)
            A Escola necessita abrir a Sala de Recursos para o atendimento de Natureza Inclusiva que será conduzido por um profissional habilitado em Pedagogia e com disponibilidade para capacitação.
A sala de recurso visa complementar o atendimento realizado em classes comuns e suas ações serão voltadas ao atendimento digno e inclusivo aos alunos com Necessidades Educacionais Especiais para efetivar o processo de inclusão dos alunos com necessidades especiais na escola regular, percebemos a necessidade de um planejamento dinâmico e qualitativo para atender esses educandos com necessidades especiais.
 Para que tenhamos êxito na inclusão e considerando essas dificuldades especiais de aprendizagem que hora tem inserido nesta precisamos implantar a Sala de Recursos em nossa escola o mais breve possível.
Respaldado num planejamento de inclusão que significa dar aos alunos uma oportunidade de interagir no meio escolar, proporcionando um atendimento pedagógico especializado e criar situações envolventes e interessantes com acompanhamento aos educandos de forma a proporcionar a eles uma inclusão assistida visando possibilitar maior integração entre os alunos de inclusão e os alunos da sala regular e docentes.
Este planejamento vem possibilitar aos educandos um trabalho eficaz com ações pedagógicas bem definidas, considerando as necessidades de aprendizagem de cada aluno, auxiliando e orientando, também, os professores da sala regular de ensino.

OBJETIVO GERAL
                        Proporcionar condições para que a Unidade Escolar possa cumprir com a sua função, procurando resgatar a cidadania e a autoestima dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais inserindo-os ao convívio escolar e combater a discriminação e isolamento destes.
            Proporcionando atendimento pedagógico especializado, possibilitando o ensino/aprendizagem através do lúdico e criando situações envolventes e interessantes no processo educativo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS


·         Mediar o processo de apropriação de conhecimento de 05 (cinco) educandos com necessidades educacionais especiais;
·         Trabalhar as necessidades especiais;
·         Fornecer materiais didáticos especializados e adaptados;
·         Proporcionar o envolvimento da família no trabalho de inclusão e de resgate da cidadania:
·         Fornecer subsídios pedagógicos e oportunizar o intercâmbio entre os profissionais do ensino regular para que estes dêem sequências as atividades e ações deste projeto.
·         Oportunizar a participação dos educandos em todas as atividades.

METODOLOGIA

            A sala de recursos funcionará no período matutino, uma vez que os alunos com necessidades especiais são matriculados no ensino regular no período vespertino, em uma sala específica oferecendo atendimento personalizado aos alunos com necessidades especiais, sendo que os mesmos deverão estar matriculados no ensino regular e, seu atendimento será programado em horário oposto ao do ensino regular de acordo com as possibilidades dos educandos.
            Os educandos que apresentam necessidades especiais serão atendidos na sala de recurso por uma professora habilitada em pedagogia, com especialização em Psicopedagogia, com experiência em docência, com carga horária de 20 horas semanais.
            O método e estratégia utilizados na sala de recurso serão diferenciados ao da sala de aula, possibilitando novas oportunidades ao aluno de lançar mão de outros sentidos e experiências para elaborar o saber escolar de uma forma lúdica.

RECURSOS MATERIAIS


·         TV, videocassete e DVD;
·         Computadores
·         Brinquedos pedagógicos
·         Fitas VHS e CDs;
·         Aparelho de som;
·         Material esportivo;
·         Quadro de construção lógica;
·         Giz de cera;
·         Papel ofício A 4;
·         Papel cartão;
·         Cartolina;
·         Papel pardo:
·         Cola branca;
·         Cola colorida;
·         Tesoura;
·         Lápis:
·         Borracha;
·         Caderno de brochura:
·         Livros infantis

DAS ATRIBUIÇÕES DA PROFESSORA DA SALA DE RECURSOS

Elabora e exerce as atividades conforme as modalidades existentes organizando:
           
·         Planejamento pedagógico;
·         Trabalho de orientação familiar;
·         Trabalho de orientação ao ensino regular;
·         Esclarecer junto à equipe administrativa, especialista e docente, quanto ao trabalho técnico e estrutura da sala de aula;
·         Observar e organizar suas atividades conforme calendário escolar da unidade de ensino;
·      Catalogar materiais audiovisuais  catalogando-os e colocando à disposição das salas de ensino regular;
·         Realizar relatório semestral do desempenho dos alunos;
·         Utilizar-se dos recursos existentes na escola, tais como: biblioteca, quadra de esportes, cozinha e também os recursos da comunidade para realizar atividades previstas no planejamento;
·         Incentivar a participação do aluno com necessidades educacionais especiais nas atividades extra-classes desenvolvidas pela escola.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através de reuniões periódicas entre a equipe envolvida e será para a retomada de atitudes e ações, troca de experiências e para a busca de novas alternativas de capacitação e atividades  metodológicas. Se necessário, será solicitada a visita da equipe de Educação Especial da SEDUC para orientação e avaliação.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

NEGRINI, A. – Aprendizagem e desenvolvimento infantil. Simbolismo e jogo. (1) Porto Alegre, Prodil, 1994.
Brasil, Secretaria de Educação Fundamental – Parâmetros Curriculares Nacionais:
Adaptações Curriculares / Secretaria de Educação Fundamental. Secretaria de Estado de Educação Especial – Brasília: MEC  /  SEF  /  SEESP, 1999.



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário