15 de mai. de 2013

Projeto Revitalização da Horta

     PROJETO  REVITALIZAÇÃO DA HORTA 
Alunos empenhados na Revitalização da Horta

EDUCADORES:

ANA MARIA FERRAZ FERREIRA
CLENIO ANTONIO MACHADO
ADINIR RODRIGUES DA COSTA
JOSÉ APARECIDO VIEIRA
JORGE MARTINHO CIOTTI 
JOÃO ASSUNÇÃO PEREIRA
ROSANE FÁTIMA BORDIGNON
LUCIANA VIZONI SCAFURO

PROFESSORES RESPONSÁVEIS:

CLENIO ANTONIO MACHADO 
ADINIR RODRIGUES DA COSTA
 

Público Alvo Destinado a alunos do Ensino Fundamental e Médio.

Áreas de conhecimento contempladas: Linguagens, Ciências da Natureza, Matemática e Suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Natureza do projeto: Projeto de Manutenção da Horta Pedagógica
Início: Março/2010
Duração: O projeto de Manutenção da horta pedagógica se caracteriza por ser uma atividade continuada, portanto, não tem hora ou tempo de duração que possa ser pré-estabelecido. Afinal, uma vez montada a horta é possível imaginar, que a cada ano, novas turmas darão continuidade ao projeto.


OBJETIVO GERAL: Sensibilizar e conscientizar os educandos de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Despertar o interesse dos educandos para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação;
- Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos;
- Conscientizar da importância de estar saboreando um alimento saudável e nutritivo;
- Desenvolver  o cultivo da horta utilizando de práticas agro ecológicas, produzindo alimentos sem a presença de adubo químico e agrotóxicos.
- Degustação do alimento semeado, cultivado e colhido;
- Criar, na escola, uma área verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis;
- Estimular os alunos a construírem seu próprio conhecimento no contexto interdisciplinar.
- Contextualizar os conteúdos aos problemas da vida urbana;
- Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida em nosso planeta.
- Desenvolver a técnica de compostagem de resíduos orgânicos, lixo verde e úmido produzido na cantina e pátio da escola, de forma que o composto produzido será utilizado na horta.
- Utilizar as minhocas para auxiliar  no processo de decomposição dos resíduos orgânicos e otimizar a qualidade do composto.
- Reconhecer na compostagem uma prática simples e de grande eficácia na preservação do meio ambiente, e oferta de adubo orgânico de baixo custo
- Envolver a comunidade escolar na execução e acompanhamento do processo de compostagem, para que o aprendizado tenha efeito na família dos alunos e alcance o nível de conscientização adequado, utilizando de técnicas simples para diminuir a quantidade de lixo orgânico que são destinados aos lixões.


Professor produzindo mudas

JUSTIFICATIVA:

Um número crescente de educadores tem refletido e muitas vezes buscado cumprir o importante papel de desenvolver o comprometimento das crianças com o cuidado do ambiente escolar: cuidado do espaço externo e interno da sala ou da escola, cuidado das relações humanas que traduzem respeito e carinho consigo mesmo, com o outro e com o mundo. A reflexão sobre o ambiente que nos cerca e o repensar de responsabilidades e atitudes de cada um de nós, gera processos educativos ricos, contextualizados, significativos para cada um dos grupos envolvidos. Neste contexto, o cultivo de hortas escolares pode ser um valioso instrumento educativo. O contato com a terra no preparo dos canteiros e a descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem e convivem, o encanto com as sementes que brotam como mágica, a prática diária do cuidado – regar, transplantar, tirar matinhos, espantar formigas com o uso da borra de café ou plantio de coentro, o exercício da paciência e perseverança até que a natureza nos brinde com a transformação de pequenas sementes em verduras e legumes viçosos e coloridos. Estas vivências podem transformar pequenos espaços da escola em cantos de muito encanto e aprendizado para todas as idades. Hortas escolares são instrumentos que, dependendo do encaminhamento dado pelo educador, podem abordar diferentes conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada  promovendo vivências que resgatam valores. Valores tão bem traduzidos no livro Boniteza de um Sonho, do professor Moacir Gadotti : “Um pequeno jardim, uma horta, um pedaço de terra, é um microcosmos de todo o mundo natural. Nele encontramos formas de vida, recursos de vida, processos de vida. A partir dele podemos reconceitua lizar nosso currículo escolar. Ao construí-lo e cultivá-lo podemos aprender muitas coisas. As crianças o encaram como fonte de tantos mistérios! Ele nos ensina os valores da emocionalidade com a Terra: a vida, a morte, a sobrevivência, os valores da paciência, da perseverança, da criatividade, da adaptação, da transformação, da renovação”.

METODOLOGIA:
As atividades ligadas ao uso do solo tais como revolver a terra, plantar, arrancar mato, podar, regar não só constituem ótimo exercício físico como representam uma forma de aprendizado saudável e criativo, tal qual o contato com as coisas da natureza. Este  projeto procura apresentar atividades que despertem o interesse do aluno no cuidado com o ambiente. Além de complementar a merenda escolar e a alimentação de algumas famílias, o Projeto Horta será um verdadeiro laboratório ao ar livre para as aulas de Química, Física, Biologia e Matemática. Os alunos aprenderão, na prática, temas como nutrientes do solo, a contribuição do trabalho das minhocas na recuperação do solo, a luminosidade, temperatura, fotossíntese, desenvolvimento de plantas, a vida dos insetos e medidas de áreas. Essas experiências ao vivo despertarão o interesse pelas aulas. Os estudantes irão pesquisar e debater mais os assuntos, melhorando assim o aprendizado.
Neste projeto, os profissionais da educação irão atuar sempre com muita responsabilidade e compromisso. Os alunos estarão presentes na maioria das etapas e atividades desenvolvidas na horta, tais como: seleção das espécies a serem cultivadas, plantio, cuidados com a horta e colheita. Os professores irão auxiliar os alunos no desenvolvimento e manutenção da horta e na supervisão dos trabalhos.


RESULTADOS PREVISTOS:

- Maior integração do corpo docente;
- Melhora no nível de socialização do aluno;
- Desenvolvimento das habilidades específicas do aluno;
- Melhora do nível de higiene do ambiente escolar;
- Conscientização da necessidade de conservação dos recursos naturais.

AS TURMAS ENVOLVIDAS NO PROJETO PODERÃO REALIZAR PESQUISAS SOBRE:

- O solo, o clima e os alimentos;
- Os alimentos e o seu valor nutricional;
- A importância do solo na reprodução de alimentos;
- Os cuidados com a preparação do solo;
- Alimentos e seu valor nutricional;
- Receitas pesquisadas junto a familiares e outras pessoas da comunidade que contenham os alimentos cultivados na horta;
- Atividades relacionadas ao conteúdo programático de cada série.
- Processo de decomposição de restos orgânicos.

PARA REVITALIZAÇÃO DA HORTA SERÁ NECESSÁRIO:

- Apoio dos alunos, dos outros professores e da comunidade.
- Recursos como palanques, arames, esterco, terra vegetal, plástico para estufa, sementes e ferramentas necessárias ao cultivo de hortaliças.
- Parcerias com os comerciantes locais.
- Ajuda de instituições que tenham em seu quadro de pessoal,  Agrônomos ou Técnicos Agrícolas.
                                                                        Alunos produzindo mudas

AS VANTAGENS DA REVITALIZAÇÃO DA HORTA NA ESCOLA:

- Irá fornecer vitaminas e minerais importantes à saúde dos alunos.
- Diminuirá os gastos com alimentação na escola.
- Permite a colaboração dos estudantes, enriquecendo o conhecimento deles.
- Estimulará o interesse dos educandos  pelos temas desenvolvidos com a horta.
-Estimulará os alunos a reciclagem de restos orgânicos

EXECUÇÃO:

1ª etapa:
- Visitação à horta: reconhecimento do espaço em que será feito o plantio. Nesta etapa, os professores irão conversar com os alunos, abordando questões como o que é uma horta, para que serve e o que podemos plantar nela.
- Exploração do espaço da horta, mostrando suas partes e os instrumentos que serão utilizados para a semeadura. Cada turma conhece seu espaço no canteiro e aprende como manusear, com segurança, o ancinho, a pá, o regador e a sementeira.
- Será fixado na horta um quadro informativo, sempre trazendo novidades sobre Ecologia, plantio, cadeia alimentar, assimilação de nutrientes pelas plantas  ou outro assunto que seja referente ao trabalho.
- Antes de iniciar a preparação dos canteiros, será feito um croqui de toda horta, apresentando o posicionamento de cada cultura bem como definindo o sistema de rotação de culturas que será utilizado.



                                                              Alunos preparando a terra para o plantio
 Preparação da terra:
- Depois de uma aula sobre limpeza, adubação, calagem e plantio, os alunos começaram a preparar o terreno da horta, limpando-a tirando as ervas daninhas, colocando esterco nos canteiros afofando a Terra, desmanchando os torrões que se formam e molhando-a.



2ª etapa:
- Apresentação das culturas ao alunos.
- Aula instrutiva em que os professores explicam aos alunos as características e o valor nutricional das culturas e para que servem as vitaminas que estão contidas nelas.

3ª etapa:
-  Plantio das culturas.
- Os alunos deverão ser "apresentados" às sementes que serão plantadas. Em seguida irão, fazerem as covas para colocação das sementes. Depois da plantação, os professores irão combinar com a turma o espaço de tempo em que será feita a rega e a limpeza dos canteiros.

4ª etapa:
- Acompanhamento da plantação.
- Durante a época de crescimento da plantação, serão criadas atividades relacionadas à horta, como, por exemplo, visita ao minhocário, observação do crescimento da semente, limpeza e rega dos canteiros. Também serão  desenvolvidos trabalhos a agroecologia, desenvolvimento sustentável e demais temas ligados a natureza.

5ª etapa:
- Colheita: No final do semestre, os alunos farão a colheita do que foi plantado.
sendo realizada um festival da colheita onde todas as turmas se reunirão para comer as culturas  que plantaram.

Alunos desenvolvendo o projeto Revitalização da Horta Pedagógica

Desenvolvendo os conteúdos

Os professores irão designar tarefas para as crianças durante o trabalho na horta, criando estratégias de ensino para as disciplinas curriculares, como exemplificamos a seguir:

História / Geografia:
- Pesquisar, pela região, quais os tipos de plantações são cultivadas; para que fim são destinadas ( subsistência e/ou comercialização ).
- Montar um mural, com recorte e colagem de gravuras de jornais e revistas, sobre alimentos vegetais, minerais e animais de comunidades diferentes.
- Pesquisar na comunidade a existência de pessoas que saibam algumas receitas de pratos típicos com hortaliças para serem ensinadas na escola e aproveitadas pelas crianças
(inclusive cascas e sementes).
- Fazer a planta do local onde mora para a observação e sugestões de locais mais apropriados para os canteiros.

Matemática:
- Comparar as dimensões dos canteiros (maior/menor, mais alto/mais baixo), suas dimensões lineares, figuras geométricas etc.
- Observar a profundidade e a distância entre as covas, comparar quantidade, números pares e ímpares na colocação das sementes etc.
- Observar e estudar, durante a colheita, tamanho, forma, quantidade e tipos de folhas, talos e raízes etc.
- Diferenciar nas receitas os diferentes tipos de unidades dos ingredientes, pesos, medidas etc.
- Trabalhar conceitos matemáticos relacionados ao espaço da horta como área e perímetro. Na semeadura contagem de sementes e medida dos sulcos ou covas. Explorar o reconhecimento de formas geométricas e o uso dos sistemas de medida.

Ciências:
- Situar o desenvolvimentos da planta no tempo, desde sua germinação até a colheita.
- Observar a incidência (posição) do Sol sobre a horta, durante os períodos da manhã e da tarde, para posterior comparação com outros meses do ano.
- Contrastar o clima durante as estações do ano.
- Diferenciar os diversos tipos de solo e suas matérias orgânicas;
- Exposição de trabalhos sobre a semente, o desenvolvimento das plantas, os animais da horta.
- Trabalhos sobre a produção de transgênicos e orgânicos no município e no estado.
- Palestras, vídeos sobre alimentação saudável.
- A importância dos alimentos; tempo de germinação das plantas; técnicas de plantio e preparação do solo.
- Reconhecer a importância da cadeia ecológica etc.

Português:
- Escrever frases sobre a importância das hortaliças, sua utilidade, suas propriedades etc.
- Escolher aquelas que mais lhe agradam ao paladar e narrar de que maneira mais gostam de comê-las.
- Trazer de casa diversas receitas com hortaliças (pesquisa).
- Criar histórias e personagens com as hortaliças.
- Construir um final para a história iniciada pela professora, usando a horta, hortaliças, vitaminas, sais minerais e concluir com um título etc.
- Semanalmente as crianças podem fazer individualmente o registro pôr meio de desenho ou escrita do estágio do desenvolvimento que a planta se encontra. O montante de registro de cada criança comporá uma seqüência com todo o processo de desenvolvimento do trabalho que culminará com a colheita e preparo do alimento para que todos comam.
- Produções textuais, histórias em quadrinho, poesias e músicas sobre as minhocas.
- Produção de livros com as receitas que foram degustadas no desenvolver do projeto.
E ainda...
-O cultivo da horta será feito com as mãos, estimulando a capacidade motora dos alunos.
- Será explorado também a percepção da textura do solo, cheiro e umidade.
-Observando e usando a horta escolar na aplicação dos conteúdos programáticos, o aluno de zona rural irá, com certeza, construir em sua casa, com seus pais e irmãos, uma horta cuja finalidade será a de ter lucros em seu próprio benefício.



Alface se desenvolvendo na horta

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO FINANCEIRA

Como o projeto é de revitalização de uma horta que já existe, a qual possui uma  estufa  já montada, necessitando de apenas alguns reparos no plástico e nas madeiras dos canteiros, a aplicação dos recursos  será realizada de uma só vez.
Item
Descrição
Qde.
UM
V. unitário
V. total
01
Ancinho
04
Un.
10,50
42,00
02
Enxadas
04
Un.
15,00
60,00
03
Enxadão
02
Un.
18,00
36,00
04
Regador
10
Um
11,50
115,00
05
Carrinho de Mão
01
Um
100,00
100,00
06
Esterco Bovino
05
T
150,00
150,00
07
Terra Vegetal
01
Cm
200,00
200,00
08
Kit Composteira + Frete
01
Un.
380,00
380,00
09
Plástico para Estufa
10
2,46
246,00
10
Madeira para lateral dos canteiros



132,00
SEMENTES – Culturas
11
Alface Lisa
04
Pct
1,00
4,00
12
Alface Crespa
04
Pct
1,00
4,00
13
Beterraba
03
Pct
1,00
3,00
14
Rúcula
03
Pct
1,00
3,00
15
Cenoura
03
Pct
1,00
3,00
16
Feijão Vargem
02
Pct
1,00
2,00
17
Jiló
02
Pct
1,00
2,00
18
Rabanete
02
Pct
1,00
2,00
19
Couve Manteiga
02
Pct
1,00
2,00
20
Couve Brócolis
02
Pct
1,00
2,00
21
Couve Flor
02
Pct
1,00
2,00
22
Pimentão
02
Pct
1,00
2,00
23
Coentro
02
Pct
1,00
2,00
24
Salsa
02
Pct
1,00
2,00
25
Beterraba
02
Pct
1,00
2,00
26
Almeirão                              
02
Pct
1,00
2,00
TOTAL
1.500,00


































AVALIAÇÃO: Observação periódica do interesse dos educandos. Focando participação, integração individual  e em grupo.


BIBLIOGRAFIA

Produtor de hortaliças/Instituto Centro de Ensino Tecnológico . – 2 ed.  rev . – Fortaleza: Edições Demócrito Rocha; Ministério da Ciência e Tecnologia, 2004.
MARIA Arlene Gomes Oliveira, Pesquisadora da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, Porto Seguro, BA, Circular Técnica76,  COMPOSTAGEM CASEIRA DE LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Disponível em: <http://www.scribd.com/doc/6177219/Reciclagem-de-Residuos-Organicos-Domesticos-
Fonte, Paty, Contatos:_ ( 0xx21) 3367-3780 / 3367-3781_ projetosdinamicos@superig.com.br_ ( 0xx21) 9275-9913

HOFFMAN, Clarissa Irala; MARTINS, Patrícia Fernandez; RECINE, Elisabetta.MANUAL PARA ESCOLAS, A ESCOLA PROMOVENDO HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS, Brasília, 2001

Anexos:

                                            Entrevista com o professor Adinir Rodrigues da Costa

Professor  ADINIR RODRIGUES
Realizador do Projeto
Professor CLENIO ANTONIO
Parceiro no Projeto

Mudas plantadas em saquinhos

Alunos trabalhando na revitalização da horta

Alunos trabalhando na revitalização da horta

                                                                       Horta produzindo
Alunos Trabalhando na revitalização da horta
Alunos trabalhando na revitalização da horta









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